sábado, 10 de dezembro de 2011

NÃO ESPERE POR AMANHÃ



Passamos a vida a adiar.
Adiamos gestos, mensagens, efetos, separações.
Adiamos a nós mesmos e á vida que quer fluir, livre e limpa.
Adiamos decisões, com receio das perdas. Ignoramos o que iremos conquistar, com a coragem de decidir e o medo de perder. Mas, perder o quê?
Adiamos o amor, na espera inutil do tempo certo para o viver. Esquecemos que o amor, quando acontece, já está no seu tempo, e depois dele nada.
Adiamos o convivio dos afetos, o jantar com a familia ou os amigos verdadeiros, porque pensamos que temos todo o tempo do mundo. Não é verdade!
Adiamos os nossos sonhos mais especiais, os projetos, as viagens, as dadivas, as partilhas, os encontros. Mas amanha pode ser tarde demais, e nunca pensamos nisso. Porquê?
Interessante que só os moribundos por fim fazem e refazem a ampulheta do tempo e das vivências, e choram tudo o que deveriam ter feito e dito, mas que adiaram, para um lugar onde já se tornou impossivel refazer o caminho das palavras amorosas adiadas, dos gestos de reconciliação não acontecidos, da dignidade das separações camufladas em uniões já separadas.
Meus queridos, a vida terrena e física é breve. Não adiem o quer que seja. Ouçam o voz do vosso coração e sigam em frente.
Tudo são grãos de areia soltando-se das vossas mãos tremulas e preguiçosas. Não podeis conter os grãos, a areia, a vida. Então, agarrai cada grão enquanto ainda é tempo e saibam fazer dele uma pequena estrela no vosso céu.
Estejam atentos, o tempo do desperdicio cessou. Agarrai o tempo, a urgencia da vida e voces proprios. Sim, porque cada um de vós é um ser urgente, uma vida que clama pela vida, lembrem-se disso.
Tudo o resto, esse manancial de um suposto futuro eterno, é utopia. Todos são responsaveis pelo sentido do aqui e agora. Cumpram a vossa missão, a de hoje, e isso bastará, para já.
Estais preocupados com as vossas vidas futuras quando ainda nem esta assumiram por inteiro???
PENSEM NISSO, SERIAMENTE!
Teresa de Jesus Afonso

Um comentário:

  1. Belíssimo texto, querida amiga. Maravilhoso mesmo... Outro dia desses li uma frase, cuja autoria não registrei: ..."não recolhemos as cinzas com a mesma facilidade com que as espalhamos"... enfim, depois do tempo corrido, da vida passada, o único resgate possível é através das lembranças... Beijos de VC, querida amiga Teresa.

    ResponderExcluir